Café com luta da Higienização: participe nesta quarta-feira, no HNSC!
12/06/2023Higienização retoma mobilização pelas 180 horas e convoca audiência pública na ALRS
15/06/2023A terça-feira fria começou cedo para os trabalhadores da Saúde no Hospital de Clínicas, em luta por reajuste salarial e para manter os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho.
O protesto deu continuidade às semanas de intensificação da campanha salarial, que começou com uma mesa de negociação com representantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, atos e panfletagens em frente aos hospitais e propaganda em locais externos em 30 bancas de revistas.
A negociação agora se dá no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, devido à tentativa do Sindihospa de retirar direitos fundamentais da categoria que fazem parte da Convenção Coletiva de Trabalho, como a redução do valor do adicional noturno de 50% por hora-extra trabalhada para 20%; reduzir também o adicional de domingos e feriados de 100% para 50%; alterar o critério para recebimento do Quinquênio; extinguir uma folga mensal; alterar a regulamentação da jornada de trabalho 12h x 36h (usual na escala da Saúde) e do banco de horas, entre outras medidas.
O ato contou com apoio do Sindicato dos Metroviários do RS, da deputada estadual Luciana Genro e a vereadora Karen Santos (ambas PSOL), da CUT, da Intersindical, dos coletivos de juventude Juntos! e Ocupe.
Hoje às 16h haverá nova audiência de mediação no TRT4. É hora de pressionar a patronal!