ASERGHC questiona atual gestão do GHC sobre andamento do Plano de Cargos e Salários e a proposta das 180h para a Higienização
23/03/2022Comitê em Defesa das Vítimas da Covid-19 lança campanha pelo uso de máscaras
28/03/2022A mesa de negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) começou nesta terça-feira, 22, em reunião virtual entre os representantes da Gerência de Recursos Humanos e Gerência Jurídica do GHC e representantes dos 10 sindicatos das categorias da saúde. O presidente Arlindo Ritter representou a ASERGHC e também o Sindisaúde-RS.
A proposta dos trabalhadores é reajustar o Vale Alimentação, cujo valor está congelado desde 2017, a fim de equiparar o valor atual de uma cesta básica, estimado em R$ 673,00 em janeiro deste ano pelo DIEESE. Ao receber a pauta aprovada em assembleia geral, os gestores negaram a possibilidade discutir de qualquer tipo de reajuste no VA, em virtude da lei de diretrizes orçamentárias imposta pelo governo federal. Diante da intransigência no debate sobre o VA, os sindicalistas propuseram e aprovaram em mesa a renovação do ACT do Vale Alimentação por mais 30 dias, visto que o acordo interno atual se encerra em 1º de abril.
A discussão sobre o ACT do Banco de Horas, que vence em 1º de maio, bem como a reivindicação do plano de saúde e a previdência complementar ficaram agendadas para a próxima reunião da mesa de negociação, em 4 de abril.
Os dirigentes sindicais se reunirão na próxima semana para discutir propostas para a condução desta negociação, e convocarão encontros abertos com as categorias dos hospitais e unidades do GHC para construir a mobilização necessária e informar em tempo real os rumos da mesa de negociação. Confira clicando aqui a pauta de reivindicações completa, aprovada na assembleia geral do dia 10 de março.