ASERGHC participa de protesto contra PPP no GHC durante abertura do Congresso do CONASEMS - Aserghc

ASERGHC participa de protesto contra PPP no GHC durante abertura do Congresso do CONASEMS

Ingressos para o Arraial da ASERGHC já estão disponíveis

Ingressos para o Arraial da ASERGHC já estão disponíveis

09/07/2026
Ingressos para o Arraial da ASERGHC já estão disponíveis

Ingressos para o Arraial da ASERGHC já estão disponíveis

09/07/2026
ASERGHC participa de protesto contra PPP no GHC durante abertura do Congresso do CONASEMS

ASERGHC participa de protesto contra PPP no GHC durante abertura do Congresso do CONASEMS

A ASERGHC participou, na segunda-feira (13), de uma manifestação realizada em frente à FIERGS, durante a abertura do XXXIX Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Ao lado de entidades sindicais, movimentos sociais e organizações em defesa da saúde pública, a Associação denunciou o avanço da Parceria Público-Privada (PPP) proposta pelo Governo Federal para a construção e gestão do novo complexo hospitalar do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O ato teve como principal objetivo alertar gestores de saúde de todo o país para os riscos que a PPP representa ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao caráter público do maior complexo hospitalar 100% SUS da Região Sul.

A ASERGHC reafirma que defende a construção de um novo hospital para ampliar e qualificar o atendimento à população. O que está em debate, porém, é o modelo escolhido para viabilizar esse investimento. A proposta apresentada transfere à iniciativa privada a responsabilidade pela construção, pelos equipamentos e pela gestão de diversos serviços essenciais do novo complexo, que passarão a ser remunerados com recursos públicos durante décadas.

Trata-se de uma forma de privatização da gestão pública. Embora o patrimônio permaneça pertencendo ao Estado, o funcionamento cotidiano do hospital passa a depender de contratos privados, subordinando áreas estratégicas da instituição à lógica do mercado e do lucro.

A preocupação da ASERGHC também se fundamenta na realidade já vivida pelo GHC. A ampliação das terceirizações nos últimos anos tem produzido precarização das relações de trabalho, perda de capacidade técnica e maior dependência de empresas contratadas. Um exemplo recente é a terceirização da manutenção de equipamentos de anestesia. Enquanto técnicos concursados permanecem impedidos de realizar os serviços, equipamentos seguem parados aguardando atendimento da empresa contratada, comprometendo a agilidade e a autonomia do hospital.

Para a Associação, a PPP aprofunda esse processo. Em vez de fortalecer as equipes próprias, realizar concursos públicos e ampliar a capacidade estatal de gestão, o modelo direciona recursos públicos para contratos privados de longa duração, criando uma dependência permanente de empresas para atividades essenciais ao funcionamento do hospital.

Durante a manifestação, os participantes defenderam que o fortalecimento do SUS exige investimento público direto, valorização dos trabalhadores e trabalhadoras e gestão pública das unidades de saúde. A ASERGHC reforçou que saúde não pode ser tratada como mercadoria e que a modernização da infraestrutura hospitalar não precisa, nem deve, significar a privatização de sua gestão.

A ASERGHC seguirá mobilizada em defesa de um Grupo Hospitalar Conceição 100% público, 100% SUS**, reafirmando a posição que tem orientado sua atuação: hospital novo, sim. GHC terceirizado, não.

ASERGHC participa de protesto contra PPP no GHC durante abertura do Congresso do CONASEMS
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.