Higienização define calendário de lutas pela implementação das 180h até dezembro - Aserghc

Higienização define calendário de lutas pela implementação das 180h até dezembro

ASERGHC leva livro de poemas para escola pública da zona norte
22/11/2023
Coral incentiva doação de sangue no H. Conceição
24/11/2023

As higienizadoras (es) reuniram-se hoje no Café na Luta, mesmo com chuva, na secretaria da ASERGHC do H. Conceição. Nesta semana, o diretor presidente do GHC, Gilberto Barichello, informou para uma integrante da comissão das 180h que a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que regulamentaria a nova jornada foi “devolvida” pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia (SEST).

A negativa não foi surpresa para a ASERGHC, que desde o início do processo de mobilização estranhou a intransigência da Diretoria do GHC em conversar sobre o conteúdo do ACT. Para a associação, a falta de uma negociação real e formal sobre o ACT foi um dos motivos determinantes para o órgão estatal não aprovar a implementação do acordo.

Ainda hoje, o presidente da Associação Arlindo Ritter buscou novamente diálogo com a gestão do Grupo, a fim de agendar uma conversa franca entre a entidade, o Sindisaúde-RS e a comissão de trabalhadores interessada na pauta. O pedido foi negado em ligação telefônica no início da tarde.

Na reunião com os trabalhadores (as), a base aprovou o calendário de mobilização:

  • 28/11:
  • 12h Ato de apoio à Higienização em frente ao Ambulatório do H. Conceição
  • 15h Reunião entre membros da comissão das 180h e da ASERGHC com o Ministério da Saúde, em Brasília
  • 6/12: Novo ato em apoio às 180h, desta vez nas ruas de Porto Alegre.

Ao final da reunião, a comissão e o presidente da ASERGHC buscaram diálogo novamente com a Diretoria do GHC, no prédio administrativo, para debater a minuta do ACT. Uma reunião foi agendada para o dia 29 de novembro, às 10h.

Solidariedade aos trabalhadores afetados pela chuva

Ainda no Café na Luta, a comissão de higienizadores pautou a necessidade de auxiliar os trabalhadores do GHC atingidos pelas enchentes do RS que estão afetando também a capital e região metropolitana. As secretarias da ASERGHC serão um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e água potável. Para cada item doado, a ASERGHC também doará um novo item. Isto é, a cada alimento arrecado, haverá mais um alimento, doado pela Associação.

Higienização define calendário de lutas pela implementação das 180h até dezembro
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.