Assembleia geral ocorre nesta quinta (30) em frente ao Conceição
27/03/2023Confira as últimas informações sobre a revisão do FGTS no STF
29/03/2023Representantes da equipe de transição da Diretoria do GHC estiveram em Brasília na última semana.
*Com informações de Arlindo Ritter, presidente da ASERGHC.
Nesta segunda-feira (27) ocorreu uma nova rodada de negociação a respeito dos Acordos Coletivos de Trabalho do GHC, onde a equipe de transição da futura gestão do Grupo relatou às entidades sindicais e à ASERGHC o debate realizado com a Secretaria de Coordenação das Estatais a respeito da pauta sindical do GHC.
Segundo Gilberto Barrichello, as tratativas junto à secretaria do governo foram no sentido de reconhecimento das perdas que os trabalhadores sofreram durante 7 anos de congelamento no reajuste do Vale Alimentação, e que as conversas estão “adiantadas”. Outro ponto levantado no encontro diz respeito à carga horária dos trabalhadores da Higienização: a gestão afirma que estudos técnicos foram apresentados para indicar a redução da carga horária de 220 para 180 horas, sem redução salarial.
O Acordo Coletivo de Trabalho – também conhecido como Acordo Interno – que regulamenta direitos como o Vale Alimentação tem vencimento em 31 de março. Diante da proximidade da data e da possibilidade de avançar na discussão da pauta, a equipe de transição do Grupo propôs a renovação do Acordo por 60 dias, através de um termo aditivo (recurso jurídico usado para prorrogar prazos).
Assembleia nesta quinta-feira definirá o próximo período de luta
Os trabalhadores do GHC tem encontro marcado nesta quinta-feira, dia 30, para discutir e deliberar sobre os próximos passos da mobilização pela pauta construída até aqui. A assembleia geral acontecerá no pátio em frente ao Ambulatório do Hospital Conceição, com primeira chamada às 13h30 e segunda e definitiva chamada às 14h.
Relembre a pauta aprovada no início de março
Em assembleia geral no dia 1º de março, as reivindicações demandadas pelos sindicatos, ASERGHC e trabalhadores foram:
- Reajuste do Vale Alimentação para R$ 821,79
- Atendimento de Saúde para os trabalhadores
- 180 horas para a Higienização (redução da carga horária sem redução de salário)
- Revogação das penalidades aplicadas nos últimos quatro anos, sem direito ao contraditório
- Retorno das Férias-prêmio
- Dimensionamento do quadro de profissionais
- Debater o Plano de cargos e salários
- Renovação do ACT do Banco de Horas.