CAMPANHA SALARIAL: ASERGHC participa de protesto no H. Clínicas
13/06/2023CAMPANHA SALARIAL 2023: Após semanas de intensos protestos, patronal apresenta primeira proposta de reajuste
15/06/2023Dezenas de Higienizadores reuniram-se hoje em frente ao prédio administrativo do GHC para pressionar a gestão pela regulamentação da jornada de trabalho de 180 horas. A ASERGHC apoiou a categoria com o Café na Luta, uma reunião para incentivar a união da categoria.
Nesta semana, representantes da comissão de trabalhadores da Higienização buscaram auxílio da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que também esteve presente na mobilização de hoje. Uma das iniciativas da categoria foi a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RS, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde – presidida por Luciana. A audiência está agendada para 26 de junho às 10h, no Plenarinho da ALRS. A ASERGHC disponibilizará ônibus para os trabalhadores.
A comissão de trabalhadores, junto aos diretores da ASERGHC e Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter e Valmor Guedes, e a deputada estadual, levaram as pautas da Higienização novamente para a gestão do GHC, representada por Quellen Tanize Alves e João Motta.
-“Não aguentamos mais esperar. E não queremos o mesmo chicote com mãos diferentes” – disse uma higienizadora.
Valmor Guedes cobrou celeridade na implementação da redução de jornada sem redução de salário, e principalmente transparência e comprometimento da nova gestão, dado o exemplo recente envolvendo a privatização da Trensurb. O diretor lembrou que, apesar da promessa de retirada da empresa pública da lista de privatização, vinda de um ministro, o processo de privatização está continuando.
O dimensionamento equivocado, desde a época em que a Higienização foi desterceirizada, também foi debatido novamente. Os representantes da gestão afirmaram que a Diretoria está comprometida com a regulamentação da redução da jornada.
Um novo Café na Luta está agendado para a próxima quarta-feira à tarde, dia 21, também no pátio do prédio administrativo, às 14h.