Coral incentiva doação de sangue no H. Conceição
24/11/2023180h: Após pressão política dos trabalhadores em Brasília, a verdade aparece!
30/11/2023O Café na Luta de hoje foi diferente, pois contou com a mobilização dos Higienizadores (as) e dos Administradores (as) na recepção do Hospital Conceição. Além dos representantes da ASERGHC, da deputada estadual Luciana Genro e do vereador da capital Roberto Robaina (ambos PSOL), uma parte da Comissão de Higienizadores (as) está em Brasília para conversar com o Ministério da Saúde. O diretor Valmor Guedes também participa da comitiva, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).
Durante a mobilização, o diretor-presidente Gilberto Barichello foi chamado para prestar esclarecimentos a respeito das pautas das duas categorias. Sobre o Acordo Coletivo de Trabalho da Higienização, Barichello afirmou que reencaminhou a proposta para a Secretaria de Coordenação das Estatais na última sexta-feira, 24/11, e que deve reunir na próxima quinta-feira (30) com integrantes da SEST sobre o ACT, o Plano de Cargos e Salários do GHC e o plano de previdência complementar. A respeito da Higienização, também informou que vai iniciar a contratação de 68 higienizadores (as) na próxima semana.
Para os Administradores, a “correção” da remuneração da categoria no plano de cargos e salários é insuficiente, pois ainda deixa a categoria na posição de pior remunerada entre os servidores com ensino superior.
Enquanto isso, a Comissão de Higienizadores (as) e o diretor Valmor Guedes está no Ministério da Saúde aguardando a reunião para debater os entraves para a efetivação das 180 horas. Nesta quarta-feira, 29/11, a ASERGHC, o Sindisaúde-RS e representantes da categoria devem reunir com a Diretoria do GHC, com a mesma pauta.