Residentes entregam carta de reivindicações para gestão do GHC

Ato pelo VA acontece nesta quinta (19) no Cristo
16/05/2022
ASERGHC promove arrecadação de agasalhos para população de rua
18/05/2022

Cerca de 70 residentes dos programas  de residência multiprofissionais e uniprofissionais do GHC protestaram na manhã desta terça-feira (17), em busca de diálogo com a gestão hospitalar para tratar de um impasse trabalhista. O grupo está mobilizado para garantir a correção da cobrança da taxa da Previdência Social da categoria de residentes, que tem sido feito de forma irregular por parte da gestão.

Recentemente a 13ª Vara Federal de Porto Alegre deu razão aos residentes através de uma liminar jurídica que entendeu que, a contribuição para a Previdência Social correta para esses profissionais deve ser de 11% sobre o valor recebido em bolsa, e não o desconto 20% como o GHC vem aplicando. Uma outra ação jurídica movida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul também teve parecer favorável da Justiça. Saiba mais sobre o mandado de segurança movido pela assessoria dos residentes clicando aqui.

A manifestação começou no início do dia em frente à Escola do GHC, na avenida Francisco Trein. O grupo de residentes decidiu entregar pessoalmente sua carta de reivindicações à Residência Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (COREMU) e ao diretor presidente do GHC, no prédio administrativo. Na ausência da diretoria responsável, a carta foi entregue ao advogado chefe da assessoria jurídica do GHC, Vitto Giancristoforo dos Santos. Junto à carta, também foi comunicado um pedido de reunião com a diretoria do GHC.

O grupo de residentes integra profissionais fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e terapeutas ocupacionais. Na próxima quinta-feira deve ocorrer uma nova assembleia onde os residentes devem organizar sua próxima iniciativa.

Confira o recado do grupo de residentes:

Fotos: Comunicação ASERGHC

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.