Hoje (30), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, os trabalhadores da instituição não poderão mais marcar consultas por telefone ou presencialmente. O agendamento será realizado exclusivamente online, por meio do site www.ghc.con.br – Minha Página – Marcação de Consulta.
A ASERGHC repudia essa decisão, pois coloca em desvantagem os trabalhadores que têm dificuldade com tecnologia ou acesso a internet. Além disso, o sistema online do GHC é notoriamente instável e não suporta a demanda de marcação de consultas, o que pode resultar em atrasos ainda maiores no atendimento.
A associação também denuncia o caráter antidemocrático dessa medida, uma vez que na Mesa de Negociação foi acordado que as consultas dos trabalhadores poderiam ser agendadas de três formas: presencialmente, telefone ou online, garantindo o respeito às necessidades de todos. No entanto, mais uma vez, o GHC adota uma postura que contraria o que foi acordado em negociação.
Cuidar de quem cuida é fundamental, mas o que vemos na prática é um crescente adoecimento entre os profissionais da saúde, agravado pela falta de pessoal e pela sobrecarga de trabalho. A ASERGHC reafirma seu compromisso em defender os direitos dos trabalhadores e em cobrar do Serviço de Saúde do Trabalhador do GHC melhorias no sistema de agendamento e no atendimento para os servidores.