Vitória dos Trabalhadores: GHC volta atrás e mantém todas as formas de agendamento de consultas
10/09/202434 anos do SUS
19/09/2024Ontem, 16 de setembro, o Piquete Chama Nativa da ASERGHC realizou uma atividade especial como parte do Projeto Cultural dos Festejos Farroupilha 2024. O evento foi dedicado à memória do grande poeta Jayme Caetano Braun, destacando suas poesias que enaltecem a figura da mulher gaúcha, o tradicionalismo, a cultura da região das Missões e do Rio Grande do Sul. O encontro fez jus ao legado de Braun, que eternizou em seus versos a pajada, uma forma de poesia improvisada sobre qualquer tema e objeto com estrofes de 10 versos e normalmente acompanhada do violão.
Para enriquecer a discussão, três convidados compartilharam seus conhecimentos e reflexões. Kálarran Andrades, diretora cultural da ASERGHC, abordou a biografia de Jayme Caetano Braun e o impacto duradouro de sua obra no tradicionalismo gaúcho. Em seguida, Débora Abel, representando o Re-humam do GHC, trouxe um importante panorama sobre a assistência humanizada às mulheres em situação de violência, além de apresentar dados alarmantes sobre a violência doméstica no Rio Grande do Sul. Por fim, Daniel Mendes, poeta e representante da Estância da Poesia Crioula, declamou versos de Braun, explicando o simbolismo por trás de suas palavras e sua relevância até os dias de hoje.
O piquete esteve lotado, contando com a presença dos alunos do Projeto Pescar, ligados à OAB, que prestigiaram o evento e contribuíram para o clima de respeito e celebração das tradições. No encerramento, as mulheres presentes foram presenteadas com uma presilha adornada com uma flor na cor lilás, símbolo da campanha de conscientização e combate à violência doméstica. Além disso, elas receberam um poema de autoria de Daniel Mendes, que exaltava a força e a importância da mulher gaúcha.