Marlise Machado, diretora do Sindisaúde-RS
09/08/2021Lançamento do livro do Concurso Literário é suspenso
10/08/2021Na última sexta-feira (6), o GHC confirmou que, em três dias, 35 pacientes e 12 funcionários tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus no Hospital Conceição. Nesta segunda-feira (9), mais três trabalhadores testaram positivo, subindo para 54 o número de casos, conforme publicado pela GZH.
O surto de Covid-19 evidencia que a Direção subestimou os efeitos da pandemia no país, que ainda está com a vacinação da população bastante atrasada, com apenas 28% dos brasileiros com imunização completa. Dessa forma, a Direção do GHC acabou negligenciando a proteção de pacientes e funcionários ao flexibilizar as medidas restritivas, como a retomada das visitas, antes do fim do inverno e com novas variantes do vírus circulando.
Também há relatos de que pacientes comuns estariam alocados nas mesmas áreas que os pacientes suspeitos de Covid-19, com a realização do exame de diagnóstico nos mesmos ambientes.
O surto aconteceu em oito áreas da instituição simultaneamente. Pela velocidade de transmissão e testagem prévia do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), a suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido pela variante delta. A delta já representa 90% das amostras do vírus sequenciadas no mundo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.
A ASERGHC e os sindicatos das categorias exigem que os trabalhadores da linha de frente e as entidades representativas participem do gabinete de crise do GHC, como forma de mantermos as medidas restritivas, a proteção de usuários e trabalhadores, de forma democrática e técnica, em defesa da saúde e da vida.