GHC fecha tenda de atendimento para trabalhadores com suspeita de Covid-19 - Aserghc

GHC fecha tenda de atendimento para trabalhadores com suspeita de Covid-19

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Foto: Alina Souza

Embora a pandemia de Covid-19 não tenha sido superada no Brasil, a gestão do GHC segue implementando políticas de sucateamento do atendimento aos próprios trabalhadores do Grupo. Na última quinta-feira, 30, em comunicado via e-mail para os profissionais, a gestão informou o encerramento do atendimento para trabalhadores com síndrome gripal, isto é, suspeita de infecção pelo coronavírus, na Tenda instalada próximo à Escola GHC (leia a mensagem oficial abaixo).

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O Grupo justifica a mudança de protocolo para os profissionais baseado em apenas duas semanas de redução no número de casos e de óbitos, aparentemente sem levar em consideração que o Hospital Nossa Senhora da Conceição, referência no atendimento de Covid-19, enfrentou recentemente um surto da doença em diversas alas hospitalares, com comprovada presença da variante delta do coronavírus.

Em Porto Alegre e no estado, o momento exige atenção e cautela das autoridades de saúde para enfrentar um possível aumento do número de casos, diante da flexibilização das regras de distanciamento social anunciadas recentemente. Os governantes apostam que o avanço da imunização e a exigência de passaporte de vacinação serão suficientes para retomar o funcionamento de eventos sociais até então proibidos. Hoje, 4 de outubro, o Brasil já perdeu quase 598 mil pessoas.

Na Tenda, os trabalhadores e trabalhadoras não foram comunicados previamente da decisão da gestão, e também não tiveram direito de se manifestar a respeito da extinção desta linha de atendimento. Tampouco foram consultados sobre para quais setores seriam remanejados.

Para a Técnica de Segurança do Trabalho do Hospital Cristo Redentor e Vice-Presidente da ASERGHC, Graziela Palma, a medida do GHC é uma atitude que mais uma vez não leva em conta o momento delicado de enfrentamento à pandemia, e demonstra o descaso com os trabalhadores.

– O GHC está cada vez mais dificultando o nosso próprio atendimento de saúde. Uma gestão hospitalar não pode ter essa postura negligente com quem deve cuidar da população. Os trabalhadores da saúde foram e estão sendo essenciais no enfrentamento da pandemia. Por ser 100% SUS, o GHC é uma instituição chave para atendimento à população neste momento de pandemia e esta excelência no atendimento aos usuários passa por valorização, reconhecimento e respeito aos trabalhadores da nossa instituição. Cuidar da nossa saúde (trabalhadores) deveria ser um ponto crucial nas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

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