
Festa das Crianças – 04 de outubro
01/09/2025Na manhã de ontem, 15, a ASERGHC realizou um ato em defesa da permanência da associação e dos expositores dentro do Grupo Hospitalar Conceição. A mobilização reuniu associados, microempreendedores e apoiadores, reafirmando a importância da entidade que, há 49 anos, atua ao lado dos trabalhadores e na defesa de um GHC 100% público e SUS. Desde sua fundação, a ASERGHC construiu uma trajetória de resistência e conquistas, sempre próxima dos trabalhadores. A luta não pode ser apagada por uma decisão unilateral da Gestão que prevê a retirada de 117m² da secretaria da associação no Hospital Conceição e a exclusão dos expositores em todas as secretarias ASERGHC.
A medida da direção do GHC atinge diretamente mais de 50 famílias. Diferente do que vem sendo divulgado pela gestão, não existe contrato de sublocação: os microempreendedores atuam em sistema de rodízio. Trata-se de uma decisão arbitrária e antissindical, que ameaça o sustento de dezenas de microempreendedores.
Após o ato, houve uma reunião com a direção em que os lojistas expuseram a importância da associação. No entanto, o diretor-presidente, Dr. Gilberto Barichello, se retirou da mesa e não abriu espaço para o diálogo. O debate só foi retomado após a mediação do diretor administrativo, João Motta, que encaminhou a criação de uma comissão paritária composta por dois representantes da ASERGHC, dois lojistas, dois representantes do Grupo e assessoria jurídica. Essa comissão será responsável por dar continuidade às negociações e buscar uma solução que não prejudique os expositores.
A ASERGHC reafirma seu compromisso com a defesa dos trabalhadores. Junto com a categoria, resistiremos a qualquer tentativa de enfraquecer a entidade ou apagar sua história. Seguiremos firmes: ASERGHC fica!
