
ASERGHC promove live sobre direitos de pais atípicos
20/08/2025
NOVO CONTRATO COM A VERTE SAÚDE
26/08/2025Ontem (21), a ASERGHC promoveu uma reunião online para dialogar sobre os direitos de trabalhadoras e trabalhadores públicos que são pais e mães de filhos atípicos. O encontro, transmitido também pelo YouTube, trouxe informações essenciais sobre a possibilidade de redução de carga horária e/ou troca de turno, temas que representam as demandas mais urgentes das famílias que precisam conciliar o trabalho com terapias e tratamentos constantes.
A atividade contou com a participação da Dra. Paula Paese, do escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, e de Márcia Leal, diretora da pasta de Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC. Durante a conversa, foram apresentadas orientações jurídicas e relatos que evidenciam a importância da luta coletiva para garantir condições de trabalho mais humanas e compatíveis com a realidade de quem necessita dedicar cuidados especiais aos filhos.
Entre os pontos debatidos, destacam-se: o direito de solicitar juridicamente a redução de jornada para acompanhamento de filhos com deficiência, as possibilidades de troca de turno como alternativa para melhor conciliar vida pessoal e profissional e a necessidade de documentação adequada, como laudos médicos, para formalizar os pedidos.
A ASERGHC, juntamente com seu corpo jurídico, permanece disponível para tirar as dúvidas e orientar os trabalhadores. Os plantões jurídicos acontecem todas as terças-feiras pela manhã e podem ser agendados gratuitamente nas secretarias da associação. Além disso, a ASERGHC segue reivindicando da gestão do GHC um plano de ação mais rápido e eficiente em casos como estes.
A live completa está disponível no canal da ASERGHC no YouTube. Assista em: Clique aqui