ASERGHC promove “Almoço na Luta” contra assédio moral e más condições de trabalho
10/12/2024Na última terça-feira, dia 10, a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC) esteve reunida com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) para tratar de questões críticas envolvendo as escalas de trabalho e o dimensionamento de profissionais de enfermagem no GHC. A ação partiu após o envio de ofícios, por parte da associação, solicitando o auxílio do Coren para fiscalizar problemas graves, como dimensionamento incorreto e o impacto que provoca na assistência ao usuário, além de gerar adoecimento físico e mental ao trabalhador.
Representando a ASERGHC, participaram da reunião os diretores Valmor Guedes, Márcia Leal e Tatiane Pereira, que expuseram as graves dificuldades enfrentadas pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros. Entre as principais preocupações destacadas estão o aumento do índice de adoecimento desses trabalhadores e suas causas, como escalas apertadas e insuficientes, que resultam em jornadas extenuantes e refletido no aumento exponencial do absenteísmo entre a categoria.
Outro ponto alarmante apresentado foi o crescimento de casos de assédio moral, que forçam profissionais a trabalhar mesmo em condições de saúde comprometidas, muitas vezes tendo até mesmo seus atestados médicos questionados. Valmor Guedes, presidente da ASERGHC, ressaltou que a reunião foi fundamental para colocar em evidência a necessidade de melhores condições de trabalho, garantindo tanto a saúde dos trabalhadores quanto a segurança dos pacientes atendidos.
O presidente do Coren-RS, Enfº Antônio Ricardo Tolla da Silva, ouviu com atenção as demandas apresentadas, demonstrou preocupação com as situações relatadas e comprometeu-se a colaborar com a ASERGHC para organizar e encaminhar as denúncias recebidas, visando soluções efetivas.
Ao final do encontro, a ASERGHC sugeriu que o Coren-RS inclua em seu planejamento de 2025 visitas regulares dos conselheiros aos locais de trabalho dos profissionais do GHC, não somente visitas de fiscalização. O objetivo é promover momentos de escuta e orientação direta aos trabalhadores da enfermagem, reforçando o respaldo necessário ao exercício da profissão e buscando aliviar as pressões vivenciadas diariamente.
Ofício enviado no dia 11/11 pela ASERGHC:
Ofício enviado no dia 28/11 pela ASERGHC: