
Assembleia Geral aprova mudanças estatutárias e elege nova Patronagem do Piquete Chama Nativa
26/03/2025
Aserghc contrata novo maestro para o Coral
01/04/2025Ontem, 27, os representantes da ASERGHC e do Sindisaúde-RS reuniram com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS) para tratar da sobrecarga dos profissionais da enfermagem, do dimensionamento inadequado e as consequências da implementação do terceiro turno no Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
O objetivo central da reunião foi estreitar a relação entre as entidades e o COREN-RS e solicitar a fiscalização das condições de trabalho da enfermagem. Segundo Márcia Leal, dirigente da Aserghc, a demanda e a complexidade dos pacientes aumentaram e o número de funcionários não, essa situação será ainda mais grave com a implementação do terceiro turno. É necessário a revisão urgente do dimensionamento, a fim de não colocar em risco o usuário e o trabalhador. Arlindo Ritter acrescentou que o dimensionamento atual está incorreto por não levar em conta as taxas de absenteísmo e afastamentos por atestado, o que piora a sobrecarga de trabalho e potencializa o adoecimento físico e mental da categoria.
Ainda foi debatida a importância de contratações de novos trabalhadores por meio de concurso público, ao invés de terceirizações, contratos emergenciais ou cooperativas, modelo que já é aplicado na área médica e tem ganhado espaço dentro do Grupo. O presidente do COREN-RS, Antonio Tolla, concordou com as demandas e enfatizou que o problema “não se trata de um fato emergencial, e sim de planejamento a médio e longo prazo”.
O advogado Renato Paese, assessor jurídico da ASERGHC e do Sindisaúde-RS, destacou o absenteísmo em razão do adoecimento e a necessidade de reposição adequada dos profissionais de enfermagem. Paese também destacou a ocorrência de desvio de função nas unidades, como a busca por medicamentos realizada pelos técnicos de enfermagem, especialmente no turno da noite, tarefa que cabe ao profissional de cargo diverso.
Participaram da reunião os representantes das entidades sindicais: Márcia Leal, Tatiane do Amaral, Arlindo Ritter, Júlio Duarte e Luciana de Almeida, além do advogado Renato Paese. Pelo COREN-RS, estiveram presentes o presidente Antonio Tolla, a conselheira secretária Sônia Coradini, as enfermeiras fiscais e representante do setor jurídico.
Para ampliar o debate e esclarecer dúvidas dos trabalhadores, ASERGHC e Sindisaúde-RS estão organizando uma Live na próxima quinta-feira, com a participação do Dr. Renato Paese. A transmissão abordará as principais preocupações da categoria e abrirá espaço para que os profissionais relatem suas demandas.
