
ASERGHC cobra respostas sobre estacionamento
30/01/2025
Assembleia – Acordo Coletivo 12x36h e remanejo noturno
05/02/2025No dia 7 de março, a ASERGHC fará uma grande comemoração para marcar duas importantes conquistas dos trabalhadores: 10 anos da desterceirização no GHC e o 1º aniversário da jornada de 180 horas mensais para higienizadores. O evento acontecerá na Associação dos Amigos do Jardim Itati, a partir das 18h, e também celebra o Dia Internacional da Mulher.
A festa contará com show do grupo Batucada Trio, além de petiscos, chopp e refrigerante. Os ingressos custam R$ 10,00 e são exclusivos para os associados da ASERGHC, que poderão adquiri-los nas secretarias da associação em breve.
A importância da desterceirização
Há uma década, os trabalhadores conquistaram um marco histórico: a desterceirização da higienização no GHC. Essa vitória representou um avanço na garantia de direitos trabalhistas e na melhoria do serviço oferecido à população. Com a luta dos trabalhadores e da ASERGHC, a incorporação ao quadro efetivo do GHC trouxe mais segurança e reconhecimento para a categoria.
1 ano da jornada de 180 horas: um alívio para os trabalhadores
Outro grande motivo para comemorar é o primeiro ano da implementação da jornada de 180 horas mensais para higienizadores, sem redução salarial. Essa mudança representou uma vitória para os profissionais, que há anos enfrentavam exaustão e adoecimento devido à jornada extensa.
A luta das mulheres trabalhadoras da saúde
A celebração deste ano tem um significado especial ao reforçar a luta das mulheres na saúde, que representam a maioria da categoria e enfrentam desafios diários, como a sobrecarga de trabalho, a conciliação entre jornada profissional e vida familiar e a luta contra desigualdades de gênero. As mulheres foram protagonistas na redução da jornada para 180 horas e na desterceirização, ambas alcançadas por meio da mobilização coletiva.
Garantir melhores condições de trabalho para mulheres é um reconhecimento fundamental do seu papel na linha de frente no cuidado e na saúde pública.