Ausência de debate na formulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários é questionada por entidades representativas
22/11/2024Vem aí a Festa de Final de Ano da ASERGHC
26/11/2024Na última sexta-feira, 22, a ASERGHC, em parceria com o Sindisaúde-RS, realizou o evento “Somos Herança da Memória”, em alusão ao Mês da Consciência Negra. A atividade aconteceu na sede da ASERGHC e reuniu trabalhadores da saúde, afroempreendedores, artesãos e artistas, promovendo debates relevantes e valorizando a riqueza da cultura afro-brasileira.
Palestras e reflexões impactantes
O evento contou com uma programação diversificada, com convidados(as) especiais que falaram sobre suas vivencias, contextualização histórica e políticas públicas para a população negra:
Sandra da Costa e Daniela Valnera: Donas do Espaço Ilera, as profissionais da saúde compartilharam suas experiências na construção do estúdio de pilates e fisioterapia, abordando os desafios e conquistas de serem afroempreendedoras.
Kirion Martins: Militante antirracista e criador do Movimento Black, apresentou uma análise interessante sobre o racismo estrutural e institucional, contextualizando seus impactos no cotidiano e a importância do letramento racial para desconstruir a visão equivocada e racista da sociedade.
Campanha Antirracista do Coren-RS
Representantes do Coren-RS também marcaram presença e reforçaram a relevância de ações antirracistas no setor da saúde. Os conselheiros relataram os desafios enfrentados pela população negra no acesso aos serviços de saúde pública e destacaram a necessidade de incluir a diversidade como prioridade de pauta nas ações das entidades sindicais, conselhos estaduais e federais.
Exposição de artesanato e celebração cultural
O espaço também contou com uma belíssima exposição de artesãos, que apresentaram suas criações cheias de identidade e ancestralidade. O evento também foi marcado por apresentações culturais emocionantes, entre elas a performance musical de Lu Pinheiro, que celebrou a cultura afro-brasileira com sua voz potente, e a apresentação de dança em homenagem a Iemanjá – coreografada por Tânia Amaral e apresentada por Brenda Oliveira.
Literatura como forma de resistência
Como forma de reconhecimento e celebração, todos os palestrantes receberam o livro “20 Poemas para Novembro”, uma iniciativa da ASERGHC que reúne fatos históricos e exalta a cultura negra gaúcha.
Cultura e memória como resistência
“Somos Herança da Memória” foi mais do que um evento: foi um espaço de valorização da identidade, memória e protagonismo negro. Segundo Márcia Leal, diretora da pasta Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC, a ideia do evento foi unir reflexões, arte e empreendedorismo para celebrar uma data tão importante. Márcia também reforçou a necessidade de mais eventos como este para valorizar a cultura e fomentar debates sobre políticas públicas voltadas à população negra.
A luta continua
A ASERGHC reafirma seu compromisso com ações afirmativas e atividades que promovam equidade racial no ambiente de trabalho e na sociedade. O sucesso do evento demonstrou a força da coletividade e da cultura como ferramentas de resistência e transformação.
Confira todas as fotos do evento em Somos Herança da Memória: Mês da Consciência Negra
Fotos: Júlia Matos/Comunicação ASERGHC