Nota de repúdio: Diretor Superintendente do GHC assedia publicamente todo o setor de Segurança do Trabalho do HNSC
01/08/2023Participe da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do GHC
04/08/2023Cinco trabalhadores da Higienização Hospitalar do GHC, junto ao diretor da ASERGHC e do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes, foram à Brasília nesta terça-feira (1º/08) para discutir os entraves para a redução da jornada de trabalho para 180h mensais na Higienização.
A viagem foi organizada pela ASERGHC assim que a comissão de trabalhadores debateu a importância de pressionar o governo federal pessoalmente. No dia 26 de julho, em reunião com a gestão do GHC e a deputada Fernanda Melchionna, os representantes da ASERGHC pautaram a necessidade do compromisso de que nenhum trabalhador(a) seria prejudicado ao participar da comitiva, seja em relação às horas de trabalho, seja em relação à retaliações políticas.
Em reunião já nesta terça-feira convocada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) na Secretaria de Coordenação de Estatais (SEST), órgão vinculado ao Ministério de Gestão e Inovação de Serviços Públicos, os trabalhadores(as) Luciane Silva, André Almeida, Cátia da Silva, Rosa Chaves e Jessu Silva relataram a história da reivindicação de isonomia na jornada de trabalho em relação às outras categorias da saúde.
Para que a redução da jornada de 220 horas mensais ocorra de fato para 180 horas, serão necessários mais trabalhadores. Portanto, a reivindicação de mais vagas para o quadro pessoal também é urgente.
Segundo a comissão, a SEST afirmou “que a pauta é justa, e que prontamente será encaminhada para análise assim que todo os documentos necessários cheguem do Ministério da Saúde”.
Além da reunião com membros da Secretaria, a comissão também encontrou o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que reafirmou seu apoio político à causa dos Higienizadores(as).
A deputada Fernanda Melchionna intensificou o diálogo com os deputados membros da Comissão de Administração e Serviço Público, com a ajuda da comissão de Higienizadores, para convocar uma audiência pública para discutir formalmente a pauta completa dos trabalhadores. Nos próximos dias Fernanda seguirá pautando a convocação da audiência na comissão, que não obteve o quórum necessário nesta terça-feira.
Trabalhadores da comissão reencontraram a categoria no Café na Luta
Nesta quarta-feira (2), de volta à Porto Alegre, a comissão e a ASERGHC realizaram novamente o Café na Luta, encontro já tradicional da Higienização todas as quartas-feiras em frente ao prédio administrativo.
O vereador de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL) esteve presente apoiando a mobilização, assim como o assessor Estêvão Finger, que integra o mandato de Jonas Reis (PT) também na Câmara Municipal.
Fotos comitiva em Brasília: Comissão de trabalhadores da Higienização em luta pelas 180h.
Fotos Café na Luta: Comunicação ASERGHC.