25 de julho: ASERGHC participa de debate sobre ancestralidade e visibilidade - Aserghc

25 de julho: ASERGHC participa de debate sobre ancestralidade e visibilidade

Mobilização e diálogo garantem a retomada da rotina de transporte de pacientes no HCR
22/07/2022
Maria Helena, presente!
26/07/2022
Mobilização e diálogo garantem a retomada da rotina de transporte de pacientes no HCR
22/07/2022
Maria Helena, presente!
26/07/2022

No dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o diretor da pasta de Raça, Gênero e Diversidade da associação, José Antônio Souza, esteve presente no debate organizado pela Coordenadoria de Igualdade Étnico Racial do Rio Grande o Sul, sobre ancestralidade e visibilidade.

A artista Fátima Farias apresentou duas de suas poesias na abertura do debate. Foto: Comunicação ASERGHC

A trabalhadora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Julia Graziela Cunha, contribuiu com a discussão apresentando algumas atividades realizadas em comissões que trabalham com aferição da autodeclaração étnico-racial no GHC, como as bancas que analisam os candidatos aprovados em concurso que se autodeclaram negros. Julia Cunha também contou sobre o ativismo no coletivo Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC, que promove atividades culturais e feiras temáticas dentro do GHC.

O evento aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com a participação de representantes de coletivos negros e LGBTQIA+ da capital e de municípios da região metropolitana.

Julia Cunha representou o coletivo Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC.

A Diretoria de Raça, Gênero e Diversidade relembra neste 25 de julho a origem da data e destaca que assim como o Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), esse dia tem o objetivo de fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras, trazendo maior visibilidade para sua luta e para a promoção de políticas públicas mais igualitárias. No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que lutou pela liberdade de negros e negras no Brasil.

25 de julho: ASERGHC participa de debate sobre ancestralidade e visibilidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.