
ASERGHC e SindiSaúde em reunião com Simers
10/01/2025
ASERGHC denuncia terceirizações e condições de trabalho no GHC
23/01/2025Hoje, dia 23 de janeiro, celebramos uma década da desterceirização e da formação da primeira turma de Auxiliares Técnicos de Higienização Hospitalar concursados do GHC. Essa conquista importante foi fruto da mobilização, união e luta dos trabalhadores, em parceria com a ASERGHC e SindiSaúde, que estiveram presentes em cada passo do processo.
No início, os colegas não tinham armários, espaços de lazer ou uniforme, itens básicos que deveriam ter sido previstos, mas que foram negligenciados pela gestão. Tudo que a higienização conquistou foi com muita luta sindical e união dos colegas.
Entre as maiores vitórias, destacam-se a greve de 2014, que lutou pela desterceirização com abertura de concurso público para higienizadores, e a histórica luta de 2024 pela redução de carga horária para 180h mensais, sem redução dos salários, uma conquista que proporcionou isonomia e qualidade de vida para centenas de trabalhadoras (es). Outro marco importante foi a denúncia feita em 2013 contra a contratação de empresas terceirizadas para o serviço de higienização. Essa terceirização trouxe graves consequências, como a proliferação da superbactéria indiana NDM-1, que resultou no fechamento de leitos de UTI e afetou diretamente a população gaúcha.
Dez anos depois, enfrentamos uma nova tentativa de terceirização, agora no hospital novo da oncologia. Além disso, a categoria ainda lida com questões como: excesso de trabalho, assédio moral, falta de insumos básicos e a necessidade de novos concursos públicos.
Apesar disso, a história desses 10 anos prova que a organização coletiva é o caminho para mudar realidades. A ASERGHC segue ao lado dos trabalhadores, lutando pela permanência dos concursados, por melhores condições de trabalho e por um GHC 100% público e de qualidade. Esta data é muito mais que uma comemoração, é um lembrete da força da categoria e da importância de permanecer unida. Parabéns aos higienizadores e a todos que fazem parte da luta!
Confira algumas fotos desses 10 anos de luta:











