Piquete Chama Nativa promove a história de Luciana de Araújo no acampamento farroupilha - Aserghc

Piquete Chama Nativa promove a história de Luciana de Araújo no acampamento farroupilha

ASERGHC convida para o mundo halloween na Festa das Crianças
22/09/2022
Piquete Chama Nativa encerra celebração farroupilha
27/09/2022

Neste setembro farroupilha, além de celebrar a tradição gaúcha com muita confraternização e churrasco, os trabalhadores e trabalhadoras do Piquete Chama Nativa promoveram a divulgação de uma parte da história do Rio Grande do Sul geralmente apagada.

Literatura infantil para ensinar a História

No dia 12, o piquete convidou as crianças do Centro de Convivência Campo da Tuca, de Porto Alegre. Com a presença do escritor Jorge Braga, autor de As Aventuras de Lu, os trabalhadores organizaram uma roda de conversa para compartilhar a história de uma das mulheres gaúchas mais importantes do século vinte. Luciana Lealdina de Araújo, nascida em 1870, foi uma descendente de família escravizada no Brasil, reconhecida por seu trabalho social e educacional no sul.

Depois de se recuperar da tuberculose, doença comum no início do século, Luciana se dedicou totalmente à proteção social das crianças que viviam em situação de vulnerabilidade em Pelotas. Em 13 de maio de 1901 fundou o Asilo de Órfãos São Benedito, inicialmente mantido apenas com as doações que Luciana recebia de outras pessoas e instituições.

O livro de Jorge Braga, voltado ao público infantil, foi distribuído para as crianças do Centro de Convivência Campo da Tuca na tarde de segunda-feira (12), com a presença dos integrantes da patronagem do piquete Márcia Recova, Vitor Hugo Recova e a patroa Kalarran Andrades.

Trabalhadores conhecem a história de Luciana de Araújo

O projeto cultural foi coordenado por Márcia Recova. No dia 18, o principal domingo do setembro farroupilha, dezenas de trabalhadores do GHC reuniram-se no piquete para conhecer a história de Luciana Lealdina de Araújo, através da apresentação de sua história.

Trabalhadora Rogéria fez a leitura de parte da história de Luciana de Araújo

A trabalhadora Adriana Guimarães, técnica em Nutrição no Hospital Cristo Redentor recém aposentada, foi homenageada por sua contribuição incansável na luta por direitos e dedicação ao piquete Chama Nativa.

Confira o projeto cultural nos dois vídeos abaixo:

Fotos: Comunicação ASERGHC, ZAP Multimídia e Márcia Recova.

Piquete Chama Nativa promove a história de Luciana de Araújo no acampamento farroupilha
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.