Nota sobre o princípio de incêndio no H. Conceição - Aserghc

Nota sobre o princípio de incêndio no H. Conceição

ASERGHC orienta trabalhadores sobre declaração de acumulação de cargo, emprego ou função para o GHC
24/01/2023
Atendentes de Nutrição do H. Conceição levam reivindicações para diretoria do GHC
06/02/2023

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO HOSPITAL CONCEIÇÃO: A ASERGHC entende que não deve se repetir. Quais prevenções devem ser tomadas?

A diretoria da ASERGHC entende como fundamental a observância de medidas de segurança, entre elas, o incentivo permanente à Brigada de Incêndio e a preparação da CIPA e dos trabalhadores para que acidentes como este não se repitam.

Cabe ressaltar a importância do trabalho dos Bombeiros Civis e no caso específico de ontem, 2 de fevereiro, por conta do princípio de incêndio no setor da Emergência do HNSC. Assim como o trabalho dos colegas da segurança física e de todo corpo profissional que estavam de plantão no momento. Nossa equipe da higienização, enfermagem e da área médica, colaboraram e ajudaram a evitar uma tragédia com consequências mais graves.

Entretanto, é preciso tirar uma lição e, para isso, devem ser analisadas as reais causas do ocorrido através de uma perícia. Também, se faz necessário analisar o dimensionamento da rede elétrica, isto é, avaliar uma possível sobrecarga elétrica, além de checar as medidas de segurança junto a painéis elétricos e centrais de ar condicionado. Outro aspecto fundamental é o trabalho de manutenção preventiva, verificando o livre acesso das principais áreas do hospital, e vistoriando portas e janelas para evitar possíveis obstruções.

A ASERGHC sugere que a diretoria do GHC, tanto a atual e a futura, que são alçadas a seus postos por critérios de políticas de governo, tenham a exata noção da real importância do trabalho preventivo. Por isso, serão necessárias medidas que promovam autonomia aos profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, no sentido de que a Brigada de Incêndio realmente funcione em toda sua plenitude. Por outro lado, deve ser garantido e incentivado os espaços de formação e atuação destas equipes, contemplando todas as unidades do GHC.

A ASERGHC é grata e homenageia a todos que, de uma forma ou de outra, envidaram esforços para evitar uma tragédia. Portanto, expressamos nosso agradecimento aos colegas profissionais, usuários, colaboradores e comunidade externa que se empenharam no atendimento e acolhimento aos envolvidos.

Nota sobre o princípio de incêndio no H. Conceição
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.