Comissão de higienizadoras(es) reúne com Diretoria do GHC - Aserghc

Comissão de higienizadoras(es) reúne com Diretoria do GHC

Campanha Salarial 2023: Assembleia avaliará proposta da patronal
17/07/2023
Campanha Salarial 2023: Trabalhadores decidem aprovar última contraproposta
20/07/2023

Semana intensa de mobilização da Higienização começou com reunião com gestores e continua com encontros da categoria em três hospitais do GHC.

A comissão de higienizadoras(es) em luta pela redução da jornada de trabalho para 180 horas mensais teve nova reunião com o diretor presidente do Grupo, Gilberto Barrichello, e a diretora Quellen Tanize.

“Vai ser resolvido”

Os trabalhadores e os representantes da ASERGHC e do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes, Graziela Palma e Arlindo Ritter, demandaram uma perspectiva de calendário da Diretoria para executar a transição de carga horária, bem como contratar novos profissionais de higienização hospitalar para dar fim à sobrecarga de trabalho. O higienizador e representante da comissão, André, lembrou que a categoria fez a pressão política necessária, realizando audiência pública convocada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL) na ALRS (infelizmente sem a presença da Diretoria do GHC), com a participação da deputada Fernanda Melchionna (PSOL) e o vereador de Porto Alegre Jonas Reis (PT). A comissão também dialogou com ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta (PT).

O diretor presidente afirmou que as 180 horas são uma pauta da nova gestão, e que isso “vai ser resolvido”. Barrichello afirmou que pretende conquistar mais vagas para o Grupo como um todo, e a partir disso, destacar uma parte das vagas para amenizar o déficit de pessoal na Higienização, além das 68 vagas já previstas para o setor.

Valmor Guedes, diretor da associação e do sindicato, reafirmou a importância de refazer o dimensionamento de pessoal, para que o esforço laboral e a ampliação do espaço físico do GHC nos últimos anos seja levado com consideração de forma técnica na parametrização, para então distribuir novos trabalhadores(as) de forma adequada nos locais onde realmente é necessário.

Fim do boato sobre redução da carga para 200 horas

A comissão aproveitou a reunião para perguntar à Diretoria sobre o boato de que estaria em discussão, internamente na gestão hospitalar, a redução da jornada de trabalho para 200 horas ao invés de 180 horas. Os diretores presentes enfatizaram que esta nunca foi uma alternativa discutida para a categoria, portanto, a possibilidade de rebaixar a pauta das 180h para 200h não existe. Ainda segundo a gestão, a ampliação de vagas para o GHC já foi aprovada pelo Ministério da Saúde, no entanto, é necessária a aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Os diretores e diretora da ASERGHC e do Sindisaúde-RS, junto aos trabalhadores(as) da comissão, levaram denúncias de assédio moral sofrido por higienizadores recentemente.

Mobilização continua nos principais hospitais do Grupo nesta semana

Confira o calendário de mobilização da Higienização e participe do Café na Luta mais perto de você!

Comissão de higienizadoras(es) reúne com Diretoria do GHC
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.